<< Voltar     


Embalagem para defensivos agrícolas com resina de IBCs reciclados

Vencedor em Estratégica - Sustentabilidade - 2020

Data de lançamento: 26/08/2020

Categoria: Sustentabilidade

Tags: produtos perigosos, resina, Syngenta, sustentabilidade, plástico, resina reciclada

Vencedor: Unipac (www.unipac.com.br)
Convertedor: Vasitex Vasilhames / Unipac
Brand owner: Syngenta Proteção de Cultivos


País: Brasil


O diferencial dessa embalagem em sustentabilidade é a inserção de uma nova alternativa de resina reciclada proveniente de IBCs em embalagens de defensivos agrícolas, sendo recicladas mais de 400 Ton/ano de PEAD (-600 ton/ano de emissão de CO2 eq). É a 1ª vez que se desenvolve no Brasil uma outra fonte de resina reciclada neste nicho de mercado.

O desafio enfrentado foi desenvolver um processo de triagem e descontaminação do material reciclado, além de estabelecer protocolos rígidos de monitoramento e manufatura de embalagens de 20L auto empilháveis, de forma a atender às regulamentações internacionais para acondicionamento e transporte de produtos perigosos.

O objetivo do projeto foi incrementar essa embalagem ao portfólio significa atender ao pilar estratégico da sustentabilidade entre as empresas envolvidas, pois todas têm a vertente da economia circular incorporadas ao negócio, e adotam essa pauta como fundamental para o crescimento sustentável.

Em estudo publicado pela APR, considerado todos os impactos do ciclo de vida para a produção de produtos com resina reciclada, a reciclagem reduz o consumo de energia em 88% e as emissões de gases de efeito estufa em 71% em comparação ao ciclo de vida da resina de polietileno virgem. A embalagem desenvolvida mantém a mesma eficiência de uma embalagem produzida com resina virgem, atendendo aos requisitos de homologação e ainda fomentando fortemente o tema de Sustentabilidade.

A embalagem será recolhida pelo sistema de logística reversa do INPEV, que segundo o órgão, recupera 94% das embalagens do campo, e pode ser destinada a outros mercados (embalagens de óleo lubrificante, conduítes e dutos, tubo para esgoto, caixa de bateria automotiva e pellet).